Alimentos detox: conheça 18 alimentos que podem ser aliados na desintoxicação do organismo

Os benefícios do detox podem incluir mais energia, uma pele mais saudável, um sistema imunológico fortalecido e uma melhor digestão

3 de junho de 2023 - às 21h27 (atualizado em 29/6/2023, às 22h25)

abacaxi, maçã, verduras
Crédito:

Envato

Escrito por

Margarida Chiarastelli

Redatora

O detox, ou desintoxicação, é um processo natural do corpo para eliminar toxinas e substâncias indesejadas, que vão se acumulando ao longo do tempo. Durante o detox, o organismo busca restaurar o equilíbrio interno e promover uma limpeza interna. Através de uma alimentação saudável, rica em nutrientes e antioxidantes, o indivíduo ajuda o fígado, rins e sistema digestivo a eliminarem as toxinas de forma mais eficiente. Além disso, o detox envolve a prática de exercícios físicos, uma boa hidratação e a redução do consumo de alimentos processados. 

Os benefícios do detox podem incluir mais energia, uma pele mais saudável, um sistema imunológico fortalecido e uma melhor digestão. É importante ressaltar que o detox não se trata de uma dieta restritiva ou de uma solução rápida para perda de peso, mas sim de um estilo de vida saudável, que busca promover a saúde e o bem-estar de forma geral.

 

Alimentos detox

Alguns alimentos podem ser aliados muito eficazes para ajudar a limpar o organismo, ajudando a eliminar toxinas e promovendo uma sensação de bem-estar.

Limão

O limão é rico em vitamina C e antioxidantes, estimula o sistema imunológico e combate as toxinas. Começar o dia com um copo de água morna com limão é uma boa opção, exceto para quem tem restrições ao ácido cítrico.

Maçã

A maçã é uma fruta cheia de fibras e antioxidantes, que auxiliam o sistema digestivo a eliminar toxinas. Uma maçã por dia é muito benéfico nesse sentido.

Alho

O alho é conhecido por suas propriedades medicinais, que estimulam as enzimas do fígado e ajudam na desintoxicação. Além disso, é um ótimo combatente de bactérias e fungos.

Couve

Essa verdura verde-escura é bastante eficaz na desintoxicação, rica em fibras, vitaminas e minerais. Com ela, pode-se preparar sucos detox ou adicionar a couve em saladas.

Gengibre

Além de dar sabor aos pratos, o gengibre melhora a circulação, auxilia o fígado e alivia a indigestão. Pode-se adicionar gengibre em chás ou sucos.

Sementes de Chia

As sementes de chia são ricas em fibras, ômega-3 e antioxidantes. Elas ajudam a limpar o intestino e promovem uma saúde melhor.

Beterraba

Rica em antioxidantes e betalaína, a beterraba auxilia na desintoxicação do fígado e promove a saúde intestinal. Pode-se consumi-la crua em saladas, cozida ou em sopas.

Cúrcuma

Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a cúrcuma protege o fígado e promove a desintoxicação. Utilize-a como tempero em diversos pratos ou faça chás deliciosos.

Mirtilo

Cheio de benefícios, o mirtilo é rico em antioxidantes e fibras que ajudam na eliminação de toxinas e melhoram a saúde digestiva.

Abacaxi

Além de delicioso, o abacaxi contém bromelina, uma enzima que auxilia na digestão e na quebra de proteínas. Também é diurético, o que ajuda a eliminar toxinas do organismo.

Espinafre

Rico em clorofila, fibras e antioxidantes, o espinafre é excelente para a desintoxicação, melhorando a saúde celular e fortalecendo o sistema imunológico.

Cenoura

Essa raiz é uma ótima fonte de betacaroteno, fibras e antioxidantes que contribuem para a saúde digestiva e a eliminação de toxinas.

Sementes de Linhaça

Ricas em fibras e ômega-3, as sementes de linhaça regulam o sistema digestivo e reduzem a inflamação. Adicione-as a iogurtes, smoothies ou saladas.

Brócolis

Uma fonte poderosa de antioxidantes, vitaminas e minerais, o brócolis fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão e possui propriedades antioxidantes.

Nozes

Excelente como lanche saudável, nozes são ricas em antioxidantes, ômega-3 e fibras. Elas auxiliam na eliminação de toxinas, reduzem a inflamação e promovem a saúde cardiovascular e cerebral.

Pepino

Refrescante e leve, o pepino possui propriedades diuréticas que auxiliam na eliminação de toxinas, além de conter antioxidantes e fibras para uma melhor digestão.

Pimenta Caiena

Com a capsaicina, a pimenta caiena estimula a circulação e o metabolismo, auxiliando na queima de calorias e na eliminação de substâncias indesejadas.

Abacate

O abacate é cremoso e nutritivo, rico em gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes. Ele auxilia na desintoxicação do fígado e melhora a absorção de nutrientes.

 

Benefícios que os alimentos detox podem proporcionar

  • Aumento da energia e vitalidade;
  • melhora da saúde da pele;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • melhora da digestão;
  • redução de inflamações;
  • estímulo ao metabolismo;
  • melhoria da qualidade do sono;
  • aumento da clareza mental;
  • estímulo ao bem-estar emocional.

Lembre-se de que os benefícios do detox podem variar de pessoa para pessoa, e é sempre importante buscar orientação de profissionais de saúde antes de iniciar qualquer programa de desintoxicação.

 

Riscos e cuidados

Ao optar por uma dieta detox, é importante estar ciente dos riscos associados a dietas extremamente restritivas ou prolongadas. Essas dietas podem levar a deficiências nutricionais, queda drástica no consumo de calorias, fadiga, tonturas e fraqueza. Portanto, é fundamental tomar alguns cuidados ao realizá-la, como evitar radicalismos e optar por abordagens equilibradas, com o apoio de profissionais de saúde, como um médico ou nutricionista, para garantir uma nutrição adequada e evitar possíveis riscos para a saúde. O suporte desse profissional é essencial para receber orientações personalizadas, considerando a saúde atual, histórico médico e necessidades individuais. 

Durante a dieta detox, é essencial manter-se hidratado, bebendo água em quantidade suficiente ao longo do dia. A água auxilia na eliminação de toxinas e ajuda a manter o corpo funcionando adequadamente. 

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move! é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!