Dicas de beleza: 13 conselhos para colocar em prática

Treze práticas que vão além do uso de cosméticos para elevar beleza, autoestima e até a saúde

16 de maio de 2023 - às 14h57 (atualizado em 17/5/2023, às 19h28)

mulher se maquia diante de espelho
Crédito:

Envato

Escrito por

Margarida Chiarastelli

Redatora

Cuidar da beleza é uma prática comum na rotina pessoal. Além de realçar a aparência, o cuidado com a beleza também pode trazer benefícios para a saúde física e mental. A busca por uma pele saudável, cabelos brilhantes e um corpo em forma é cada vez mais valorizada nos dias atuais, principalmente pela crescente preocupação com a autoestima e a autoimagem.

Vale ressaltar que essa preocupação tem importância. De acordo com uma reportagem publicada pelo Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda), uma pesquisa feita pela Dove, em 2020, mostra que 84% das brasileiras, a partir de 13 anos, usam filtros para mudar a própria imagem. A pesquisa mostra também que 78% já tentaram mudar ou ocultar alguma parte indesejada do corpo antes de publicar uma foto nas redes sociais.

Além do aspecto estético, os cuidados com a beleza também podem ser importantes para a prevenção de problemas de saúde, como o câncer de pele e a obesidade, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional. Por isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis que vão além do uso de cosméticos e produtos de beleza.

 

Dicas de beleza

Dicas de beleza são sempre bem-vindas por quem busca cuidar da aparência e elevar a autoestima. Aqui estão algumas das melhores dicas de beleza para manter a saúde e a beleza em dia e se sentir bem consigo mesmo.

Mantenha a pele limpa e hidratada

A pele é o maior órgão do corpo e precisa ser bem cuidada para manter a beleza. Lavar o rosto duas vezes ao dia e usar produtos específicos para o tipo certo de pele, não se esquecer de hidratar a pele com um bom creme após o banho, tomar dois litros de água por dia, fazer limpeza de pele, proteger do sol e evitar banhos muito quentes são boas práticas para mantê-la viçosa.

Use protetor solar

O protetor solar é fundamental para evitar o envelhecimento precoce, queimaduras e prevenir o câncer de pele. Deve-se usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados.

Alimente-se bem

A alimentação é fundamental para manter a saúde e a beleza. Deve-se preferir alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes e verduras. Uma dieta rica em nutrientes potencializa o efeito de cosméticos, deixando a pele mais bonita. Alimentos ricos em colágeno, antioxidantes, minerais e vitaminas são as melhores escolhas nesse sentido.

Faça atividade física regularmente

A atividade física ajuda a manter o corpo saudável e em forma, melhora a circulação sanguínea e, além disso, os exercícios físicos também ajudam a manter saudáveis os níveis do hormônio cortisol, que está ligado ao estresse. Os níveis elevados de cortisol estão relacionados a produção de gordura (sebo), que leva ao aparecimento de acnes e pode causar a quebra do colágeno da pele, acarretando rugas e flacidez.

Durma bem

Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e a beleza. Dormir pelo menos 8 horas por noite é importante para manter o corpo descansado e a mente saudável. Além disso, ajuda a emagrecer e faz bem para a pele, auxiliando a mantê-la jovem e saudável. Isso acontece porque a renovação celular da pele acontece mais rapidamente durante o sono e isso garante uma pele com aspecto mais saudável e hidratada pela manhã. Também há o fato do hormônio melatonina agir de maneira mais eficaz entre 22h e 2h da manhã, impedindo a ação dos radicais livres e impedindo assim, o envelhecimento precoce da pele.

Cuide dos cabelos

Os cabelos são a moldura do rosto e precisam ser bem cuidados. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo e evite o uso excessivo de secador e chapinha. Cuidar dos cabelos proporciona bem-estar e é um ótimo termômetro para ter pistas de como está a saúde. Ser descuidado(a) com a higiene dos cabelos pode favorecer a queda dos fios ou o seu crescimento, então mantê-los saudáveis e bonitos reflete diretamente na autoestima.

Remova a maquiagem antes de dormir

A maquiagem em si não faz mal para a pele, mas ela obstrui os poros, logo uma boa e eficaz limpeza se faz necessária para manter a pele saudável, aliada a todos os outros cuidados.

Esfolie a pele regularmente

A esfoliação ajuda a remover as células mortas da pele, melhorando sua textura e aparência. Faça esfoliação uma vez por semana. A prática ajuda a manter a pele mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de manchas e marcas.

Use óleos naturais para hidratar a pele

Óleos naturais, como óleo de coco e óleo de amêndoas, são excelentes hidratantes para a pele. Use-os diariamente para mantê-la macia e hidratada. Óleos essenciais são uma das melhores formas de manter a pele e os cabelos saudáveis.

Use produtos anti-idade

Produtos anti-idade, como cremes com ácido hialurônico e retinol e antioxidantes, como vitaminas C e E, podem ajudar a reduzir as rugas e linhas de expressão, mantendo a pele mais jovem e saudável. Além desse cuidado, é sempre bom lembrar que limpeza, hidratação, nutrição, não dormir de maquiagem, usar produtos com textura leve, séruns e géis também são ótimos aliados nos cuidados com a pele. Em casos de acne, o ácido salicílico pode ajudar.

Cuide das unhas

As unhas também são uma parte importante da beleza e precisam de cuidados. Mantenha-as limpas e bem cortadas e use um fortalecedor de unhas para mantê-las saudáveis. Cuidar da saúde das unhas vai muito além da beleza, é uma forma de higiene.  Manter as mãos sempre limpas é uma das principais medidas de prevenção contra doenças contagiosas.

Experimente novos penteados

Mudar o visual do cabelo pode ajudar a renovar a autoestima. Experimente novos penteados e cores de cabelo para se sentir mais confiante e bonito(a).

Use óculos de sol

Além de proteger os olhos dos raios solares, os óculos de sol também são um acessório de moda que pode complementar o visual e deixar você mais estiloso(a).

Cuidar da beleza não se trata apenas de seguir padrões estéticos, mas sim de cuidar de si mesmo e se sentir bem consigo. É adotar hábitos saudáveis e cuidar do corpo e da mente para sentir-se bonito(a) e confiante todos os dias.

Seguir essas dicas pode ajudar a manter a beleza e a saúde em dia. Deve-se lembrar também que a beleza vem de dentro para fora e é importante cuidar do corpo e da mente para sentir-se bem.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move! é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!