Benefícios da terapia: saiba a importância de cuidar da saúde mental

A psicoterapia ajuda na resolução de traumas, qualidade do sono, fortalecimento da resiliência, bem-estar e relacionamentos

3 de junho de 2023 - às 21h41 (atualizado em 28/11/2023, às 16h08)

mulher deitada em sofá conversa com terapeuta sentado em cadeira ao lado
Crédito:

Envato

Escrito por

Júnior Ferreira

Redator

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgados em 2015, mais de 300 milhões de pessoas sofriam de depressão no mundo e 300 milhões de sofriam de algum tipo de transtorno de ansiedade.

A importância de cuidar da saúde mental tem sido cada vez mais reconhecida. Assim como as pessoas se preocupam em manter o corpo saudável, dedicar atenção à mente é igualmente importante. Uma ferramenta muito valiosa para esse cuidado é a psicoterapia ou simplesmente terapia, como é comumente chamada.

A terapia oferece um espaço seguro e confidencial para explorar desafios emocionais e promover o desenvolvimento pessoal. É um ambiente no qual é possível refletir sobre pensamentos, sentimentos e comportamentos, além de obter um maior entendimento de si mesmo. Através do suporte de um terapeuta qualificado, é possível identificar padrões negativos e disfuncionais, adquirir estratégias para enfrentar os desafios e melhorar a qualidade de vida.

Paloma Vilhena, especialista em psicoterapia infantil desde 2008, explica que a psicoterapia é um tratamento baseado em teorias e técnicas científicas, que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas, prevenindo e/ou tratando questões que trazem sofrimento emocional e prejudicam as relações humanas.

Além de trabalhar no tratamento de problemas específicos, a terapia também promove o crescimento pessoal. Ao estabelecer metas individuais e trabalhar em direção a uma vida mais saudável e significativa, é possível alcançar o pleno potencial. A terapia oferece um espaço seguro para desafiar crenças limitantes, desenvolver uma perspectiva positiva e fortalecer relacionamentos interpessoais.

Em momentos de crise e adversidades, a terapia desempenha um papel fundamental. Situações como a perda de entes queridos, divórcio ou traumas podem abalar profundamente a saúde mental. Através do suporte emocional oferecido pela terapia, os indivíduos podem encontrar apoio para lidar com emoções complexas, facilitando o processo de cura e promovendo a resiliência.

Paloma esclarece que, geralmente, a terapia acontece uma vez por semana, em sessões de aproximadamente 50 minutos. “Existem casos em que é necessário fazer mais de uma vez na semana. Cada linha teórica tem sua especificidade, mas no geral é um diálogo, com bastante escuta por parte da profissional, no qual o paciente pode falar coisas que tem receio ou vergonha de falar com amigos e familiares, mas que trazem sofrimento”, conta a psicóloga.

Ela diz também que na psicoterapia existe o sigilo ético da profissão, então o que o(a) paciente fala para o(a) psicólogo(a) fica apenas entre eles(as), a não ser em casos muito específicos em que o sigilo é quebrado conforme o código de ética da profissão.

 

Quando buscar a ajuda de um profissional?

Paloma defende que se deve procurar por um profissional quando sentir necessidade de se conhecer melhor ou quando perceber que algum pensamento, sentimento ou comportamento está prejudicando algum aspecto da vida. Ela explica que assim como a felicidade, o sofrimento faz parte da vida de todos e que ele nos ajuda a amadurecer. Entretanto, quando ele passa a ser incapacitante, intenso e frequente, é importante buscar ajuda.

Existem vários motivos para buscar ajuda profissional e dentre eles estão o autoconhecimento, dificuldades de relacionamento, ansiedade, depressão, fobias, compulsões, pânico, doenças, perda de um ente querido, momentos de crise, como separação, por exemplo, e outras situações. 

“Muitas vezes, não conseguimos nomear ou definir um problema, mas sentimos que tem algo incomodando ou que atrapalha nossa relação com os outros e com nós mesmos. Esse também pode ser um motivo para procurar psicoterapia”, explica a psicóloga.

 

Todos devem fazer terapia?

Paloma afirma que fazer psicoterapia é uma escolha e é um processo que exige disponibilidade e comprometimento. “A psicoterapia é um dos caminhos para ter uma boa saúde mental, que vai interferir em nosso bem-estar, relacionamentos, trabalho, etc. É possível que a pessoa procure outros caminhos para lidar com suas questões, como medicação, conversar com amigos, terapias complementares ou religião. Mas é importante dizer que a psicoterapia tem fundamento e proporciona maior autoconhecimento, consciência e qualidade de vida, se o paciente escolher esse caminho e se comprometer com o processo. Então, nem todo mundo deveria fazer psicoterapia, mas seria interessante tentar passar pela experiência para ver como se sente se precisar de ajuda”.

 

Outros benefícios da terapia

A psicóloga diz que a psicoterapia é um convite para poder olhar a sua história de vida sob outra perspectiva e entender melhor o que pertence a você e o que é do outro. Assim, é possível dar um novo significado ao que aconteceu, bem como fazer as próximas escolhas de forma mais consciente. Além disso, segundo Paloma, a terapia possibilita o desenvolvimento de recursos internos para lidar com as dificuldades que fazem parte da vida.

Resolução de traumas passados

A psicoterapia pode ajudar os pacientes a processar e superar traumas do passado, oferecendo suporte emocional e técnicas terapêuticas específicas para lidar com essas experiências dolorosas.

Melhoria da qualidade do sono

A terapia pode ajudar aqueles que sofrem de distúrbios do sono, fornecendo estratégias para reduzir a ansiedade e promover um sono mais tranquilo e reparador.

Desenvolvimento de habilidades de comunicação

Através da terapia, os pacientes podem aprimorar suas habilidades de comunicação, aprendendo a expressar suas necessidades de forma clara e assertiva, além de melhorar a escuta ativa e a compreensão dos outros.

Fortalecimento da resiliência

A terapia ajuda a fortalecer a resiliência emocional, capacitando os pacientes a lidar melhor com os desafios e adversidades da vida e a se recuperarem mais rapidamente de situações estressantes.

Exploração da identidade e sentido de vida

A terapia pode auxiliar na exploração da identidade pessoal, ajudando os pacientes a compreenderem melhor a si mesmos, a descobrirem seus valores e a encontrarem um sentido mais profundo em suas vidas.

 

Diferença entre psicoterapia e psicanálise

A psicoterapia é realizada por psicólogos de diferentes abordagens, como a junguiana, gestalt, psicanálise, TCC, terapia do esquema, entre outras. Esses profissionais fizeram uma graduação de cinco anos em psicologia. Já a psicanálise é uma das abordagens da psicologia. Entretanto, profissionais de outras áreas podem fazer uma formação em psicanálise e atender sem precisar da graduação em psicologia.

Todas essas abordagens são benéficas, a escolha da linha ideal vai depender do objetivo dos pacientes e da identificação com o método oferecido. É importante buscar um profissional com o qual o paciente se identifique e sinta-se acolhido, além de ser um profissional ético, com boa formação e experiência na área.

 

Coloque em prática

A psicóloga Paloma Vilhena explica que ter sentimentos desagradáveis, como raiva, medo ou tristeza, é humano e importante. “Esses sentimentos têm funções como colocar limites e nos proteger. Mas se esses sentimentos ocorrem de forma intensa e frequente, é importante buscar ajuda profissional. É importante frisar que não conseguir resolver tudo sozinho não é motivo de fraqueza, é preciso muita coragem para admitir que precisamos de ajuda para enfrentar nossas dificuldades”, analisa a profissional.

Buscar terapia é um sinal de coragem e autocuidado. É um passo importante em direção à melhoria da saúde mental. Para aqueles que estão enfrentando dificuldades emocionais, é recomendado considerar a busca por um profissional qualificado e cada pessoa pode encontrar a abordagem terapêutica e o terapeuta mais adequados às suas necessidades. A terapia oferece uma jornada de autodescoberta e transformação, proporcionando uma vida mais equilibrada e saudável.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move! é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!