Barba: saiba como mantê-la forte e bonita

Cada vez mais populares, elas precisam de cuidados específicos, assim como os cabelos

4 de maio de 2023 - às 15h33 (atualizado em 1/9/2023, às 14h37)

mulher faz a barba de homem
Crédito:

Envato

Escrito por

Margarida Chiarastelli

Redatora

Com a popularização da barba nos últimos anos, muitos homens têm aderido ao estilo e passado a cultivar uma barba mais volumosa. No entanto, para manter a aparência saudável e estilosa, é necessário ter alguns cuidados especiais.

Uma curiosidade interessante, publicada pelo Estado de Minas, é que o norte-americano Journal of Business Research realizou uma série de cinco estudos sobre o poder da barba na área de vendas e serviços. E o resultado apontou que os homens com barba receberam os índices de satisfação mais elevados.

Mas para ter uma barba bonita a esse ponto, ela deve ser cuidada de forma específica, como é feito com os cabelos, a fim de evitar falta de hidratação, descamação da pele e caspa (sim, a barba também pode ter caspa!).

 

Cuidados necessários

De acordo com especialistas em cuidados com a barba, é importante manter a higiene diária, lavando-a com água e sabão neutro. Isso ajuda a evitar o acúmulo de sujeira e oleosidade na região. Também é recomendado o uso de produtos específicos para a barba, como óleos e bálsamos hidratantes, que ajudam a manter os fios macios e brilhantes.

Cassiana Tami Konishi Okada, dermatologista do Hospital Japonês Santa Cruz, explica que a barba possui características um pouco distintas quando comparada aos cabelos. “Sendo assim, merece atenção especial, com cuidados específicos. Os cuidados básicos são a higiene e hidratação com produtos específicos para a barba, além dos cuidados com a saúde global. Levamos também em consideração o aspecto estético, já que muitos homens usam a barba como sinônimo de masculinidade, estilo, poder e elegância”, observa a médica.

Cassiana afirma que os pelos do rosto, geralmente, são mais grossos e a pele da região é mais delicada. Por esse motivo, a higiene e hidratação devem ser diárias, em geral 1 a 2 vezes ao dia. “A higiene é muito importante para evitar doenças como  infecções por bactérias e fungos. A hidratação é extremamente importante para manter a pele da região saudável e os pelos sedosos, evitando irritações, processos alérgicos e muitas outras doenças dermatológicas”.

A dermatologista aconselha os homens a sempre usarem produtos destinados para a barba. De modo geral, os shampoos e condicionadores para cabelos têm características específicas para o couro cabeludo. Assim, os cabelos tendem a ser mais finos e o couro cabeludo é muito mais espesso quando comparado à pele do rosto. “Os shampoos para barba devem ser usados diariamente nessa região para a higiene e a hidratação com óleos ou balms também deve ser diária. Para retirar o frizz, o uso do pente de madeira ajuda bastante. Assim, a barba fica limpa, macia e arrumada”, orienta Cassiana.

Em contrapartida, outro cuidado importante é evitar o uso excessivo de produtos para a barba, como ceras e pomadas. Isto pode causar acúmulo de resíduos na região, o que vai prejudicar a aparência da barba.

Além disso, é importante manter o formato aparando os pelos com frequência. O recomendado é o uso de tesouras ou máquinas de cortar cabelo. Também é necessário cuidar da pele sob a barba, mantendo-a hidratada e livre de irritações.

No entanto, cada tipo de barba exige cuidados específicos. Para as mais longas, por exemplo, é importante pentear os fios diariamente, para evitar o embaraço e a formação de nós. Já para as barbas mais curtas, é recomendado o uso de produtos específicos para dar volume e textura aos fios.

 

Como manter a barba saudável? 

A médica afirma que assim como no cuidado com os cabelos e unhas, a alimentação saudável, a ingestão de água, bem como o cuidado da saúde no sentido mais amplo, mente e corpo, fazem com que a barba seja mais forte e saudável. “Além disso, os homens devem ter muito cuidado com os procedimentos e produtos utilizados nessa região, como descolorantes, alisantes, tinturas etc. Quando realizados por profissionais sem capacitação, podem causar alergias e danos aos pelos”, avisa.

Alimentação saudável

Uma dieta rica em vitaminas e nutrientes é essencial para manter os fios da barba saudáveis. Alimentos como frutas, legumes, cereais integrais e proteínas magras são especialmente recomendados. Além disso, é importante beber bastante água, para manter a hidratação do corpo.

Hidratação da pele

A hidratação da pele sob a barba é essencial para manter os fios nutridos. Para isso, é recomendado o uso de óleos e bálsamos hidratantes, que ajudam a evitar a coceira e a descamação da pele. É importante aplicar esses produtos diariamente, massageando suavemente a pele.

Uso de condicionadores para barba

Assim como o cabelo, os fios da barba também precisam de condicionamento para ficarem macios e brilhantes. Existem diversos condicionadores específicos para a barba no mercado, que ajudam a hidratar e fortalecer os fios.

Evitar o estresse

O estresse pode afetar negativamente a saúde da barba, prejudicando o crescimento e a aparência dos fios. Por isso, é importante evitar situações estressantes e buscar maneiras de relaxar e cuidar da saúde mental.

Dormir bem

Uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde da barba e do corpo como um todo. Durante o sono, o organismo realiza diversos processos de reparação e regeneração, que ajudam a fortalecer os fios da barba.

 

Coloque em prática

Por fim, é importante lembrar que a barba também pode acumular sujeira e bactérias, especialmente em ambientes com muita poluição ou em contato com outras pessoas. Por isso, é recomendado manter a higiene pessoal em dia, lavando as mãos e evitando tocar a barba com frequência.

Para quem tem poucos fios de barba ou possui alguma falha, Cassiana explica que são situações que devem ser avaliadas caso a caso. “Devemos examinar a região, diagnosticar eventuais doenças que podem causar a queda do pelo, ver as características genéticas de cada pessoa. O médico dermatologista é o especialista adequado para orientar cada caso e prescrever algum tratamento quando possível”.

“A principal dica é o autocuidado, o olhar atento para a nossa saúde. Assim, se a pele está com alguma alteração, ou seja, com vermelhidão, descamação, coceira, feridas ou se os pelos estão caindo, procure um dermatologista. Nunca faça a automedicação. Isso pode retardar ou prejudicar o tratamento de doenças”, aconselha a dermatologista.

Com esses cuidados, é possível manter os fios da barba fortes, saudáveis, nutridos e estilosos, o que irá realçar ainda mais a beleza e o estilo masculinos, trazendo mais confiança e autoestima.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move! é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!