Menopausa e queda de cabelos: temporário ou permanente

Entenda os impactos hormonais e aprenda dicas práticas para enfrentar a queda de cabelo na menopausa

5 de abril de 2024 - às 08h49 (atualizado em 5/4/2024, às 08h49)

Mulher madura alisando os cabelos
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

A queda de cabelo tem se tornado uma preocupação comum durante a menopausa. Além disso, textura seca, cabelos mais finos e ralos também estão entre as principais reclamações das mulheres durante esse período. A explicação está nos hormônios, que caem de forma permanente durante a menopausa e podem causar queda de cabelo temporária ou permanente. Efeitos que normalmente aparecem durante a gravidez, após o parto, durante a menopausa ou como resultado de distúrbios hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos. A apresentadora, atriz e empresária Angélica Ksyvickis Huck foi uma das famosas que contou sobre a mudança capilar que experimentou após ter filhos e entrar na menopausa. De acordo com ela, a perda do cabelo foi um dos efeitos que mais mexeu com sua autoestima. Angélica ressaltou que sempre teve muito cabelo e que perceber a queda dos fios foi assustador.

Segundo pesquisa realizada pelo Tudo pra Cabelo (TPC) e a Opinion Box, assim como todo o corpo, os fios também sofrem alterações durante a menopausa. No entanto, a intensidade de sintomas varia de acordo com cada mulher. Os dados revelaram que 7 em cada 10 mulheres perceberam aumento da queda, mudança na textura e ressecamento dos fios durante esse período. No entanto, a maioria ainda não havia procurado por tratamentos. O estudo ouviu cerca de 748 mulheres com idades de 40 a 60 anos em todas as regiões do país. 

Como reduzir os efeitos da queda

A tricologista Patrícia Vas Tostes recomenda que, para diminuir os problemas causados pela queda hormonal, é importante adotar alguns cuidados. “A primeira dica é proteção solar e hidratação, tanto da pele como dos fios. Máscaras de hidratação e óleos capilares são excelentes opções. Outra dica importantíssima é evitar químicas, ferramentas que aquecem o cabelo (secadores ou chapinhas) e tinturas. Quando usar, vale aplicar protetor térmico para evitar danos aos fios e, se não for possível evitar a tintura, prefira totalizantes do que produtos com amônia”, indica.

Dicas práticas para reduzir a queda de cabelo na menopausa

  • Proteção solar e hidratação: utilize produtos capilares com proteção solar para evitar danos causados pela exposição ao sol. Mantenha os cabelos hidratados, aplicando regularmente condicionadores e máscaras de tratamento;
  • Máscaras de hidratação e óleos capilares: faça uso regular de máscaras de hidratação para fortalecer os fios e prevenir o ressecamento. Integre óleos capilares à rotina, como óleo de argan ou coco, para promover a nutrição e a saúde dos cabelos;
  • Químicas e ferramentas térmicas: evite fazer alisamentos e colorações intensas. Reduza o uso de ferramentas térmicas, como secadores, chapinhas e modeladores de cachos, para evitar danos térmicos;
  • Alimentação: mantenha uma dieta balanceada, incluindo alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais para a saúde capilar, como frutas, verduras e proteínas.

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!