Whey protein: o que é, para que serve, como consumir
Descubra por que o whey protein é o aliado perfeito para ganhar músculos e potencializar seus treinos
7 de novembro de 2023 - às 13h10 (atualizado em 7/11/2023, às 13h10)
Envato
Escrito por
Dayana Bonetto
Redatora Let's Move 360
O Whey Protein é um suplemento produzido a partir do soro do leite de vaca, ovelha ou cabra, amplamente utilizado por aqueles que desejam ganhar massa muscular. Ele auxilia no desempenho durante os treinos e na recuperação muscular após o exercício, contribuindo para o aumento dos músculos. Além disso, proporciona uma sensação de saciedade, fortalece o sistema imunológico, combate o envelhecimento precoce e pode ser benéfico para indivíduos que estão tentando emagrecer.
Francisco Saracuza, médico especialista em nutrologia, explica que existem vários tipos de Whey Protein. “O concentrado é o tipo mais comum e contém uma concentração de proteínas de aproximadamente 70-80%, além de conter algumas gorduras e carboidratos. O isolado de whey protein passa por um processo adicional de filtragem para remover a maior parte das gorduras e carboidratos, resultando em um produto com uma concentração de proteínas de cerca de 90% ou mais. Por outro lado, o whey protein hidrolisado passa por um processo de pré-digestão, que quebra as proteínas em peptídeos menores, facilitando sua absorção pelo organismo”.
Benefícios para a saúde
Segundo Larissa Colpaert, nutricionista e supervisora de Professional Marketing da Sanavita, o whey protein é um grande aliado em todos os treinos de força e musculação. “Para atletas e praticantes de atividade física, ele é altamente recomendado para promover a hipertrofia muscular, que é o ganho de músculo, e para melhorar o rendimento nos treinos”. Saracuza completa: “para essas pessoas, uma das vantagens mais significativas do whey protein é o seu papel na promoção do aumento da síntese proteica. Como um suplemento rico em proteínas de alta qualidade, ele contém todos os aminoácidos essenciais necessários para a síntese proteica. Isso o torna um recurso eficaz para auxiliar na recuperação muscular e no crescimento muscular após o treinamento”, salienta.
De acordo com a Colpaert, ao consumir o whey protein após o treinamento de resistência, a síntese proteica muscular é estimulada. “Isso significa que a ingestão adequada desse suplemento pode promover o crescimento e a reparação muscular”. Além disso, Colpaert ressalta que o whey protein é naturalmente rico em aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), que desempenham um papel importante na síntese proteica muscular e no combate à degradação muscular.
Outro benefício destacado por Colpaert é a capacidade do whey protein acelerar o processo de recuperação da dor após o exercício. “O consumo regular deste suplemento pode reduzir a dor muscular e o dano causado pelo treinamento intenso, permitindo uma recuperação mais rápida e eficiente. Além disso, ele pode contribuir para a melhora da composição corporal”.
Com relação ao emagrecimento, Colpaert enfatiza que quando combinado com uma dieta equilibrada e exercícios adequados, o consumo regular de whey protein pode ajudar na perda de gordura e no ganho de massa muscular, resultando em uma composição corporal mais favorável.
Quanto consumir por dia
Por dia, o recomendado é que uma pessoa que pratica exercícios de intensidade moderada a intensa consuma de 1,2 grama a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal, considerando todas as fontes de proteína (carnes, ovos, leite, frango, queijo) e não apenas o whey. Assim, uma pessoa com 60 quilos deve ingerir de 72 gramas a 120 gramas de proteínas por dia.
Formas de consumir whey protein
De acordo com Saracuza e Colpaert, o whey protein pode ser tomado diluído em água, suco ou batido no liquidificador com frutas, por exemplo. Algumas opções:
- Shake de whey protein: adicionar uma porção do suplemento (concentrado, isolado ou hidrolisado) à água, leite ou uma bebida de sua escolha e misturar para obter um shake proteico. Essa é uma opção conveniente para aumentar a ingestão de proteínas após o treino, favorecendo a recuperação muscular;
- Barras de proteína: existem barras de proteína disponíveis que contêm whey protein como um dos principais ingredientes. Elas são práticas e podem ser consumidas como lanches ou após o treino. As barras de proteína são ideais para quem precisa de uma opção de lanche rápida e nutritiva;
- Receitas com whey protein: o whey protein pode ser utilizado como ingrediente em receitas saudáveis, como panquecas, bolos, muffins ou smoothies, para aumentar o teor proteico desses alimentos. Essa forma de consumo é versátil e permite incorporar o whey protein de maneira criativa na dieta.
Formas de consumo
Saracuza e Colpaert ressaltam que antes de comprar qualquer tipo de whey protein, é aconselhável consultar um profissional. O whey protein pode ser consumido em diferentes momentos do dia, como parte de uma refeição, como lanche ou no pós-treino para otimizar a síntese proteica muscular. No entanto, para prescrições mais específicas e individualizadas, é aconselhável consultar um médico ou um nutricionista.
Como escolher o whey protein ideal
- Se o objetivo é aumentar a ingestão de proteínas após o treino para favorecer o crescimento muscular, um shake de whey protein pode ser a opção mais conveniente devido à rápida absorção. Se a intenção é ter um lanche prático, as barras de proteína são uma escolha adequada;
- Verifique se tem alguma restrição alimentar, como intolerância à lactose ou alergia ao leite. Nesses casos, pode-se optar por versões de whey protein isoladas ou hidrolisadas, que normalmente contêm menos lactose;
- Considere o sabor, a textura e a conveniência de cada forma de consumo. Experimente diferentes marcas e tipos de whey protein para encontrar a opção que mais agrada ao seu paladar.
Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!