Taekwondo: tudo sobre a arte marcial

Conheça os benefícios da técnica sul-coreana para o corpo e a mente

2 de maio de 2023 - às 14h48 (atualizado em 12/5/2023, às 20h41)

Mulher pratica taekwondo
Crédito:

Envato

Escrito por

Margarida Chiarastelli

Redatora

Taekwondo é uma  arte marcial sul-coreana, que se tornou uma modalidade olímpica em 2000, nos jogos de Sydney, Austrália. É uma disciplina que combina técnicas de chutes, socos e bloqueios, com foco em velocidade, força e precisão. O taekwondo tem como objetivo principal o desenvolvimento do caráter, da disciplina, da autoconfiança e do respeito mútuo. A palavra de origem coreana significa caminho dos pés e das mãos.

 

História do taekwondo

Tanei Campos, educador físico e faixa preta VIII Dan de taekwondo, o que dentro da ITF (International Taekwon-Do Federation – Federação Internacional de Taekwondo), significa que ele possui o título de Mestre, além de sócio-proprietário da Teyang Taekwondo e Mindfulness conta que o taekwondo foi institucionalizado como arte marcial em 11 de abril de 1955. Ele acrescenta que o taekwondo chegou ao Brasil em 1970, trazido pelo mestre Sang Min Cho, um dos melhores alunos do General Choi Hong Hi, o criador dessa luta.

“O taekwondo foi criado como uma arte marcial, com o tempo, foi adaptado para o público civil e dessa adaptação foi natural se transformar também em esporte”, explica Campos, que também é proprietário da academia Teyang – Taekwondo, Mindfulness e Yoga, em Santos (SP).

As origens coreanas do taekwondo, concentram-se mais especificamente na época dos Três Reinos, por volta do ano 50 a.C. Durante esse período, foram desenvolvidas diversas formas de luta, que mais tarde foram conhecidas como as artes marciais coreanas.

No início do século 20, o taekwondo começou a se organizar como uma arte marcial formal. Em 1955, foi fundada a Associação Coreana de Taekwondo, e em 1973, o taekwondo foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional como modalidade esportiva.

 

Técnicas do taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial, que enfatiza os chutes. As técnicas mais comuns incluem:

  •       Chutes frontais;
  •       chutes laterais;
  •       chutes giratórios;
  •       chutes saltando;
  •       chutes com a perna reta;
  •       chutes com o joelho;
  •       socos;
  •       blocos.

 

Regras do taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial em que o objetivo é somar mais pontos do que o adversário durante a luta. Os chutes devem ser dados acima da cintura e apenas nas áreas protegidas, enquanto os socos podem ser dados no peito do oponente. As competições de taekwondo são divididas em categorias de peso, e os atletas lutam em um tatame utilizando

equipamentos de proteção, sendo eles, capacete, protetor bucal, protetor de peito, protetor genital, caneleiras e luvas.

As lutas têm três rounds de dois minutos cada e tem um minuto de intervalo entre eles.

As regras variam de acordo com o tipo de competição, mas geralmente Os pontos são distribuídos da seguinte forma, enquanto a luta é analisada por quatro árbitros:

  • Socos no protetor de tórax – 1 ponto;
  • chutes no protetor de tórax – 2 pontos;
  • chutes diretos na cabeça – 3 pontos;
  • chutes giratórios no protetor de tórax – 4 pontos;
  • chutes giratórios na cabeça – 5 pontos.

Há quatro formas de vencer um combate de taekwondo:

  • Somar mais pontos ao final dos três rounds;
  • chegar a diferença de 20 pontos ao fim do segundo round;
  • nocautear o oponente;
  • pela desclassificação do oponente.

Em caso de empate ao final de três rounds, há um quarto round de um minuto e o lutador que somar dois pontos primeiro é o vencedor. Se ainda assim houver empate, os árbitros decidem quem venceu.

Além disso, as categorias são divididas de acordo com o peso dos atletas.

  • Peso mosca: até 49 kg no feminino e 58 kg no masculino;
  • peso leve: de 49 a 57 kg no feminino e de 58 a 68 kg no masculino;
  • peso médio: de 57 a 67 kg no feminino e de 68 a 80 kg no masculino;
  • peso pesado: acima de 67 kg no feminino e acima de 80 kg no masculino.

 

Faixas e graus

Em praticamente todas as artes marciais existem graus que mudam de acordo com a evolução técnica do atleta. O taekwondo segue esse mesmo método de graduação. Esses graus são representados por dans, sendo que cada um deles é diferenciado por uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

As faixas do taekwondo têm os seguintes significados:

Branca: significa inocência. É usada pelo atleta que está iniciando e não possui conhecimento sobre o taekwondo.

Amarela: representa a terra da qual uma planta brota e começa a germinar, em alusão ao desenvolvimento no taekwondo.

Verde: representa o crescimento da planta, ou seja, quando as habilidades já se desenvolveram um pouco mais.

Azul: representa o céu, o qual a planta alcança ao se tornar uma árvore frondosa, enquanto se avança no treinamento do taekwondo.

Vermelha: significa perigo, tanto para o graduado, que deve trabalhar o seu autocontrole, quanto para o seu adversário manter a distância.

Preta: significa o oposto da branca; representa a maturidade e habilidade do graduado. Indica a imunidade ao medo e a escuridão.

 

Benefícios do taekwondo

Campos afirma que o taekwondo é bastante reconhecido pela plasticidade de seus movimentos e o quanto seus praticantes conseguem movimentos amplos e harmoniosos. Ele diz que um praticante mais dedicado vai perceber que essa flexibilidade física também pode reverberar nas esferas mental e emocional.

Essa arte marcial pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, incluindo:

  • Melhora do condicionamento físico;
  • aumento da flexibilidade;
  • fortalecimento muscular;
  • desenvolvimento do equilíbrio e coordenação;
  • redução de estresse;
  • aumento da autoestima e autoconfiança;
  • desenvolvimento da disciplina e do autocontrole.

 

Filosofia do taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial que tem como objetivo principal o desenvolvimento do caráter e da disciplina, além de trazer muitos benefícios para a saúde física e mental. Com sua inclusão nas Olimpíadas, o taekwondo ganhou ainda mais visibilidade e popularidade em todo o mundo.

O mestre conta que é praticante de artes marciais desde os doze anos de idade e que já são mais de 40 anos ensinando taekwondo na cidade de Santos. Campos teve a oportunidade de ter vários mestres orientais no decorrer de sua trajetória, o que trouxe a meditação como prática comum em sua vida desde muito cedo. “Apesar de muitas academias ocidentais não trazerem a prática para o dojang (local de treino de artes marciais coreanas), por influência dos meus mestres, sempre ensinei meditação nas minhas aulas”.

“Dentro dessa mesma linha, em nossa academia reforçamos os cinco princípios que o taekwondo traz dentro da sua filosofia e que fazem parte dos seus ensinamentos – cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável”, explica Campos.

Segundo ele, esses princípios não são algo apenas a serem decorados, são princípios vivos e extremamente importantes até hoje na sociedade moderna, que podem fazer diferença na formação das crianças e jovens, que começam a treinar essa arte marcial. “Recebo visita de alunos que treinaram comigo há anos e que contam o quanto os ensinamentos do taekwondo foram importantes para sua formação”.

O taekwondo proporciona não só flexibilidade, beleza, equilíbrio e coordenação, mas também agilidade, potência e precisão. Essas são habilidades físicas, mas a arte marcial também desenvolve regulação atencional, coragem, estado de alerta, autoconfiança e humildade.

“Um instrutor bem preparado abordará essa visão filosófica da arte e conseguirá levar seus alunos pelo caminho da autoconsciência e do autoconhecimento”, afirma o mestre.

Por conta dessa variedade de benefícios, as pessoas começam a treinar taekwondo por motivos diversos, desde ajuda no tratamento de uma escoliose, por exemplo, busca por melhora na disciplina ou mais concentração nas atividades escolares.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move! é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!