Mindfulness e exercício físico: como a atenção plena pode melhorar o desempenho

Técnica ajuda na concentração, alívio de ansiedade, equilíbrio emocional e recuperação pós-treino

5 de junho de 2024 - às 10h00 (atualizado em 3/6/2024, às 14h48)

Um homem sentado em um tapete de ioga, praticando meditação mindfulness em uma sala de estar, com os olhos fechados e em uma postura relaxada.
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

Mindfulness, traduzido como “atenção plena”, é uma técnica de meditação que tem o objetivo de auxiliar as pessoas a cultivar consciência plena do momento presente, prestando atenção aos pensamentos, sentimentos, sensações corporais e ao ambiente ao redor, sem julgamento. Leonardo T. Martins, coordenador do curso de educação física do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), ressalta a importância da concentração durante a prática de exercícios físicos para obter os melhores resultados. Segundo ele, é aí que entra o método mindfulness como forma de contribuir para melhorar o foco, reduzir distrações mentais e aprimorar a conexão mente-corpo, resultando em uma prática mais eficaz e satisfatória. “Ao incluir o mindfulness nas atividades físicas, é possível aprimorar a consciência durante o treino, estabelecendo uma conexão mais profunda com o corpo, a respiração e o ambiente”, indica.

É o que confirma o estudo “Escala de Estado de Mindfulness para Atividade Física: novas evidências de validade”, publicado em “Periódicos Eletrônicos em psicologia”, 2021. 

De acordo com a pesquisa, programas de mindfulness podem ser benéficos tanto para esportistas quanto para quem treina, de várias maneiras. Os dados indicam que, no aspecto físico, previne lesões ao aprimorar a propriocepção, ou seja, a consciência das sensações internas corporais, e a qualidade do sono, favorecendo a recuperação muscular. Já na questão psicológica, o levantamento sugere que reduz pensamentos repetitivos, melhora a gestão do medo de falhar nos atos esportivos e lida de maneira mais eficaz com o “self-talking” negativo, aquela voz interna autocrítica ou depreciativa que frequentemente leva à desistência precoce do treinamento e da competição esportiva. Além disso, alivia sintomas de ansiedade e estresse. Leonardo T. Martins completa: “Quando a pessoa foca a atenção, todo o esforço e energia são dedicados ao movimento, automaticamente ela se desliga das outras fontes de ansiedade e estresse”.

Segundo Emilie Thienot, Ben Jackson, James Dimmock e Richard Grove, pesquisadores que desenvolveram uma ferramenta chamada “Mindfulness Inventory for Sport (MIS)”, que auxilia atletas a medir seu nível de atenção plena, fundamental para o desempenho esportivo, o mindfulness no esporte está associado ao foco necessário para alcançar objetivos. Eles acreditam que, ao atingir um alto nível de mindfulness, os praticantes de esporte são capazes de reconhecer e aceitar estímulos externos, sensações corporais, reações emocionais e cognições, redirecionando seu foco para pensamentos e comportamentos que beneficiam seu desempenho. Para os pesquisadores, no contexto esportivo, para conseguir ótimo desempenho, conforme modelos de intervenções baseados em mindfulness, não é necessário que o atleta reduza eventos internos, mas sim que desenvolva uma postura não julgadora em relação às suas experiências internas, seja ela qual for.

Outra questão que Leonardo T. Martins considera importante é mindfulness no que diz respeito à consciência do próprio corpo ao praticar atividade física. “Por exemplo, ao correr, é fundamental perceber qual parte do pé está tocando o solo, sentir a brisa e identificar de qual lado ela vem. Mesmo que a pessoa não feche os olhos durante a corrida, é possível imaginar e perceber a diferença nos tipos de piso, como grama, areia, terra ou asfalto, e como o pé reage. Despertar essa consciência para esses aspectos é crucial. Desenvolver essa percepção está associado à prática de mindfulness, permitindo uma leitura mais apropriada do próprio corpo. Além disso, as emoções desempenham um papel importante, já que o exercício pode desencadear uma variedade delas”, pontua.

Benefícios do  mindfulness para quem pratica exercício físico

Leonardo T. Martins compartila os principais benefícios dda relação entre mindfulness e exercícios físicos. São eles:

  • Melhora na concentração e foco: desenvolve a habilidade de conectar pensamentos à atividade. Aprimora a execução técnica, resultando em melhor performance e menor risco de lesão;
  • Alívio da ansiedade e estresse: reduz os efeitos da ansiedade e do estresse. Ao focar a atenção no movimento, ocorre um desligamento de outras fontes de preocupação;
  • Equilíbrio emocional e resiliência: regula as emoções durante a prática esportiva. Contribui para a resiliência mental, fundamental para enfrentar desafios e desconforto;
  • Ajuda na recuperação pós-treino: auxilia na redução da fadiga e recuperação física e mental. Melhora a qualidade do sono, impactando positivamente no desempenho esportivo;
  • Consciência do próprio corpo: desenvolve a atenção aos detalhes sensoriais, como a respiração, músculos utilizados e pontos de contato com o solo. Leitura mais apropriada do corpo, favorecendo uma prática mais consciente;
  • Contribui para o emocional durante o exercício: controla as emoções relacionadas à prática esportiva, incluindo frustração e êxtase. Promove o equilíbrio emocional para enfrentar pressões competitivas. 

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!