Atividade física para idosos: benefícios e como praticar?

Com a prática regular de exercícios, a pessoa idosa tende a ter uma qualidade de sono melhor, mais calma e um bem-estar geral

24 de julho de 2023 - às 14h59 (atualizado em 28/11/2023, às 13h54)

Mulher idosa pratica ioga
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

Atividades físicas para idosos são fundamentais para manter a saúde em dia. Patricia Lacombe, fisioterapeuta, CEO e founder da Aira, healthtech, explica que “com o passar dos anos, é natural que ocorra uma perda gradual da massa muscular e densidade óssea, o que pode aumentar o risco de quedas e lesões”. Lacombe indica que ao adotar uma rotina de exercícios regulares, é possível retardar esses efeitos negativos, fortalecendo os músculos e ossos, melhorando a coordenação e o equilíbrio, e prevenindo problemas como a osteoporose.

 

Segundo Lacombe, o processo de cuidar do corpo durante o envelhecimento é simples e está embasado em quatro princípios básicos. “O primeiro é a força muscular, que ajuda na sustentação dos ossos e previne problemas como hérnias de disco e dores nos nervos. O segundo é trabalhar gestos pouco habituais e a coordenação motora, estimulando o cérebro e aumentando a capacidade de movimentos no dia a dia”, ressalta. 

 

O terceiro é uma atividade que estimule a respiração, melhorando a capacidade respiratória, a saúde cardíaca e mental. Já o quarto princípio é estimular músculos pouco trabalhados em exercícios comuns, como os dos olhos para melhorar o campo visual, músculos da garganta para fortalecer a deglutição e fonação, e músculos dos pés para melhorar a locomoção. “Atividades que envolvam o corpo todo, como ioga, ginástica e pilates, são altamente benéficas para os idosos. É importante se movimentar e manter-se ativo para uma vida saudável e com mais qualidade”, pontua Lacombe. 

 

Outro aspecto relevante é a melhora da capacidade respiratória, o que beneficia o sistema cardiovascular e ajuda a reduzir a fadiga, de acordo com o cardiologista Heron Rached.  “Com a prática regular de exercícios, a pessoa idosa tende a ter uma qualidade de sono melhor, mais calma e um bem-estar geral”, explica. 

 

Ester Lopes, instrutora do método Pilates, pós-graduada em dança e consciência corporal, enfatiza a importância de realizar atividades físicas com segurança, respeitando os limites de cada idoso. “O objetivo é promover bem-estar, qualidade de vida e tornar os exercícios prazerosos e benéficos”, diz.

 

Ao praticar atividades físicas de forma prazerosa e consciente, os idosos também têm a oportunidade de socializar e conviver em ambientes estimulantes, tornando o processo de envelhecimento mais gratificante e saudável.

 

Cuidados antes da prática de atividades físicas 

 

Lacombe recomenda que, antes de iniciar as atividades físicas, é importante que o idoso realize exames clínicos e complementares. “O teste ergométrico é uma ferramenta valiosa na avaliação inicial e progressiva do idoso que deseja praticar exercícios. Seu objetivo é estratificar o risco para doença coronária, prescrever exercícios adequados, determinar a capacidade física inicial, comparar com reavaliações posteriores e ajustar a prescrição caso ocorram mudanças clínicas ou medicamentosas”, explica.

 

Tipos de atividades físicas para idosos

 

  • Caminhada: Recomendada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ideal realizar de 30 minutos a 1 hora diariamente.

 

  • Alongamentos: Exercícios simples e práticos que mantêm o idoso ativo, podendo ser feitos em casa com orientação profissional.

 

  • Hidroginástica: Beneficia a respiração e articulações, mas requer supervisão de especialistas em atividades aquáticas.

 

  • Dança: Além de melhorar a saúde, proporciona prazer e bem-estar, trabalhando diversos grupos musculares e equilíbrio.

 

  • Atividades Aeróbicas Moderadas: Indicadas para idosos em boa forma física e sem problemas de saúde, como caminhada, hidroginástica ou natação, com até 150 minutos por semana.

 

  • Resistência Muscular: Práticas como pilates e treinamento funcional, recomendadas duas vezes por semana para fortalecer a musculatura.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!