A chave para manter a constância nas atividades físicas

Nossa colunista e fisioterapeuta, Bruna Petito, explica como construir a necessidade de uma rotina de exercícios

3 de agosto de 2023 - às 11h05 (atualizado em 7/8/2023, às 18h16)

Mulher pratica corrida em pista de atletismo
Crédito:

Envato

Fisioterapeuta Bruna Petito

Escrito por

Bruna Petito

Fisioterapeuta e criadora do método Inner Balance - Crefito 199745-F

Olá! Olá! Quinta-feira é dia de Leituras do Corpo, e nosso papo de hoje é sobre o sonho de toda pessoa que começa a fazer exercício: a constância 

 

É muito natural que as pessoas comecem a praticar atividade física porque alguém falou que precisa ou porque leram em algum lugar sobre o impacto na saúde. Mas será que é possível incluir a atividade física de forma constante nas nossas vidas dessa forma? 

 

A OMS – Organização Mundial da Saúde define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que requer gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e atividades de lazer.

 

Será que é isso que faz bem para a saúde? 

 

O Inner Balance (método desenvolvido por mim) está há 17 anos estudando como o exercício físico pode ser mais funcional e eficiente por meio do que a ciência comprova e o que tenho de bagagem como bailarina, educadora somática e fisioterapeuta. E o grande achado é que não adianta só se mover para pagar a dívida, são necessários outros tipos de engajamento para ser duradouro e eficiente. 

 

Uma das principais linhas de estudos dentro do nosso método é fazer com que a atividade física não seja um recorte do dia a dia e sim que ele desperte o prazer, autonomia e inclua os benefícios diariamente. 

 

Mas Bruna, isso é possível?! 

 

Sim! 

 

O que faz com que nosso corpo e mente entenda a necessidade de incluir a atividade física nos nossos dias é como subjetivamente entendemos a função do que estamos fazendo. E para isso temos dois caminhos: o prazer no exercício ou o propósito da atividade! 

 

Sem o nosso sistema entender o porquê fazemos ele não incluirá essa atividade como algo necessário! A partir daí, dessa conscientização, é possível construir constância! 

 

Toda vez que nos propormos a nos movimentar, precisamos nos engajar e nos manter presente no momento, no Inner Balance temos muitas ferramentas para ajudar na conexão com este momento, porque sabemos que não é tão simples estar no tempo presente. Aqui, vamos construir ferramentas para te ajudar a construir prazer e eficiência no movimento!

 

Experimente quando iniciar qualquer exercício físico levar a atenção para o que você está fazendo, a pisada do seu pé no chão, como sua respiração muda no trajeto do movimento, qual a amplitude desse movimento. Parece simples, mas o sistema nervoso consegue fazer conexões necessárias para entender e incluir isso como algo com validade, construindo pontes para construir uma rotina. 

 

Outro ponto importante é que existem milhares de formas de fazer atividade física, com certeza tem algo que desperte o prazer em você! Então, vá em busca do que te dá prazer! Não precisa sofrer para ser eficiente! Mas isso é papo para outra quinta-feira! 

 

Deixo aqui meu convite para você experimentar uma aula de Inner Balance e ver como alguns pontos de conexão mudam a relação com o corpo e o movimento! 

 

Manda um oi para o Gui e agendamos uma aula experimental para você on-line.

WhatsApp (11) 98396-6555.

 

Bom, até a próxima quinta!