Detox corporal: reprogramação celular e equilíbrio intestinal

A biomédica esteta, Raquel Andrade, explica porque o suco verde não é a única solução para um detox eficaz

26 de outubro de 2023 - às 18h42 (atualizado em 26/10/2023, às 18h42)

Mulher com toalha na cabeça, em frente ao espelho, passa creme no rosto
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

O corpo acumula toxinas com a alimentação, medicamentos e exposição à poluição. Essas substâncias podem levar a sintomas como inchaço, má circulação e dificuldade de perder peso. O detox corporal é uma opção para lidar com esses problemas. Raquel Andrade, biomédica esteta, destaca que o suco verde não é a única solução, pois o corpo todo necessita de intervenções. O detox corporal é um tratamento que pode eliminar substâncias prejudiciais, reduzir o inchaço, combater a retenção de líquidos, minimizar celulites e contribuir para a perda de peso.

 

Segundo Andrade, a desintoxicação corporal é um programa voltado para a saúde integrativa que vai além do tradicional suco verde. Utiliza massagens terapêuticas e técnicas específicas para promover não só a estética, mas a saúde como um todo. Essa abordagem visa o bem-estar físico e mental, resultando na diminuição de peso e medidas. “Durante o processo de 21 dias, o corpo passará por uma série de massagens terapêuticas que ajudarão a eliminar o excesso de líquidos retidos e as toxinas acumuladas. Essas substâncias prejudicam o bom funcionamento do organismo e, como resultado, dificultam o processo de emagrecimento”. 

 

Detox corporal: reprogramação celular do organismo

 

Andrade explica que as células do corpo possuem memórias e geralmente gravam o tipo de alimentação que a pessoa possui. “Além disso, as células gravam também o último peso em que a pessoa mais aumentou. Com isso, o corpo entende que abaixo daquilo está ‘desnutrido’ e tende a voltar àquele peso”.

 

Segundo Andrade, o objetivo do detox corporal é desprogramar os hábitos atuais e programar novos, com nutrientes, cepas de bactérias intestinais, etc. E o intestino tem papel fundamental no processo. “Ele é considerado nosso segundo cérebro e a função do detox é mudar as bactérias que ali estão, ou seja, aumentar as Gram-positivas e diminuir as  Gram-negativas. Essas bactérias são dois grupos principais que habitam o intestino humano. Elas são classificadas com base em suas características de parede celular e têm diferentes funções e impactos na saúde. As bactérias Gram-positivas têm uma parede celular mais espessa, que retém a coloração violeta em um teste laboratorial chamado coloração de Gram. Geralmente, desempenham um papel importante na manutenção de um ambiente intestinal saudável, contribuindo para a digestão, produção de vitaminas e regulação do sistema imunológico”, ressalta. 

 

Já as bactérias Gram-negativas, de acordo com Andrade, têm uma parede celular mais fina que retém a coloração vermelha no teste de Gram. “Algumas bactérias Gram-negativas podem ser potencialmente prejudiciais quando em desequilíbrio no intestino, associando-se a problemas como inflamação intestinal e liberação de toxinas”, destaca. 

 

Neste caso, ela explica que ao mencionar a necessidade de aumentar as Gram-positivas e diminuir as Gram-negativas no contexto do detox corporal, está se falando da importância de promover um equilíbrio saudável da microbiota intestinal. No entanto, Andrade ressalta que nos três primeiros dias o corpo sofre um pouco. “As bactérias pedem tipos de alimentos que elas precisam para sobrevivência. Como não há alimentos devido à retirada do doce, a sua vontade aumenta significativamente pelo carboidrato e açúcar em geral. Mas após os três dias, é mais tranquilo. Após essa fase de 21 dias, é comum não perder tanto peso ou estagnar por um certo período, pois o corpo está em uma fase de adaptação. O ideal é não se pesar diariamente para não gerar ansiedade e frustração. Você vai ver a diferença nas roupas, comentários de pessoas, bem-estar e disposição”. 

 

De acordo com Andrade, a pessoa que faz detox corporal não precisa viver de dieta, mas aprende a comer. “Afinal, um dos prazeres da vida é se alimentar. No entanto, o equilíbrio está em não transformar a rotina anterior em um hábito. É possível notar, por exemplo, que ao reintroduzir certos alimentos que faziam parte da dieta anterior, a pessoa pode se sentir mal. O pulo do gato está em não fazer mais parte da rotina dela: fast food, alimentos inflamatórios, excesso de açúcar e carboidratos. Ou seja, uma vida social normal, sair para comer pizza, doces, bolo, mas não tornar isso uma rotina diária. Ela deve priorizar uma alimentação saudável”, ensina. 

 

Andrade também menciona a importância da prática de exercícios para o sucesso do detox corporal. Ela ressalta que a atividade física é necessária, pois possibilita o aumento da excreção de toxinas, a queima de gordura e a aceleração do metabolismo. “O déficit calórico e a queima de calorias formam o casal perfeito para a redução de peso”.  Além disso, recomenda a suplementação de nutracêuticos neste processo, que é fundamental para a reposição de nutrientes e para garantir o equilíbrio celular, permitindo uma resposta eficaz. “Esses suplementos, preferencialmente, devem ativar o metabolismo, reduzir a inflamação, combater os radicais livres, aumentar a imunidade, melhorar a absorção de nutrientes, aumentar a massa magra e oferecer propriedades antioxidantes, entre outros benefícios”. 

 

Como é feito o detox corporal

 

Andrade explica que o detox corporal é um processo planejado e executado em várias etapas. Ela destaca que para o procedimento ser eficaz, é importante ter orientação de um profissional de saúde, pois ele deverá criar um plano personalizado que seja seguro. Segundo Andrade, o detox corporal pode ser dividido em quatro etapas:

 

  • Exames laboratoriais e suplementação personalizada: são realizados exames para avaliar a saúde da pessoa. Com base nos resultados, é criado um plano de suplementação personalizado, que inclui os nutrientes e suplementos necessários de acordo com as necessidades específicas;

 

  • Reeducação alimentar: durante 21 dias, a pessoa recebe orientações para mudar seus hábitos alimentares, incentivando escolhas de alimentos mais saudáveis e naturais. É um período de aprendizado, no qual se aprende a preferir alimentos frescos e pouco processados, em vez de alimentos industrializados;

 

  • Limpeza intestinal: existem duas opções: a ingestão do “sal amargo” em um dia específico para limpeza intestinal ou a realização de um “enema de café” numa clínica. O sal amargo pode causar um efeito laxativo em 4 a 6 horas para ajudar na limpeza intestinal. O enema de café é um procedimento rápido que dura cerca de 10 minutos e usa café orgânico e água ozonizada para limpar o intestino. Após o procedimento, os lactobacilos são repostos para restaurar a flora intestinal saudável;

 

  • Drenagem linfática e técnica ILIBI: é importante fazer drenagem linfática. Também é utilizada a técnica ILIBI, que é a fotobiomodulação intravascular com laser de baixa intensidade. Isso tem o potencial de estimular a reparação celular e reduzir a inflamação.

 

Benefícios do detox corporal

 

  • Melhora da saúde mental: pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e outros problemas de humor, promovendo uma sensação de bem-estar e equilíbrio;

 

  • Aumento da disposição: O detox corporal pode ajudar a aumentar a disposição e a energia, pois elimina as toxinas que podem causar fadiga e outros sintomas de desânimo;

 

  • Redução do risco de doenças crônicas: O detox corporal pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes;

 

  • Melhora da digestão: O detox corporal pode ajudar a melhorar a digestão, pois elimina as toxinas que podem prejudicar o funcionamento do sistema digestivo;

 

  • Melhora da pele: O detox corporal pode ajudar a melhorar a pele, pois elimina as toxinas que podem causar acne, manchas e outros problemas de pele.

 

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!