Perda de peso rápida provoca flacidez no rosto

Problema se deve à falta de adaptação da pele da face às mudanças do organismo

26 de outubro de 2023 - às 19h56 (atualizado em 26/10/2023, às 19h56)

Mulher de meia idade mostra insatisfação com o próprio rosto
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

Perda de peso e flacidez no rosto têm tudo a ver. De acordo com José Roberto Fraga Filho, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica (SBCD), a gordura desempenha um papel fundamental na sustentação da pele. “Essa camada de gordura atua como um colchão natural que preenche o espaço sob a pele, conferindo firmeza e elasticidade. No entanto, quando ocorre a redução dessa gordura, a pele perde parte do suporte que antes mantinha, resultando na flacidez. Esse efeito é mais acentuado em processos de emagrecimento rápido, pois a pele não tem tempo para se adaptar às mudanças e, como resultado, a probabilidade de flacidez aumenta”.

 

O consumo de semaglutida (uma das marcas mais conhecidas é a Ozempic), por exemplo, que leva à perda de peso de forma rápida, tem sido apontado como um dos causadores do rosto caído e envelhecido. A semaglutida é indicada para tratar diabetes tipo 2 (ela não deve ser utilizada para tratar diabetes tipo 1) e pessoas com IMC maior que 30 ou com IMC igual ou maior que 27 que tenham ao menos uma comorbidade, ou seja, uma doença como hipertensão, diabetes, problema cardiovascular, entre outras, associada.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, é recomendável que qualquer processo de emagrecimento rápido, especialmente quando envolve a perda de mais de 10% do peso corporal, seja realizado sob acompanhamento médico. Isso é essencial para descartar possíveis patologias e deficiências que podem agravar os efeitos físicos de um emagrecimento não supervisionado. Em muitos casos, a perda de peso ocorre sem monitoramento e sinais de envelhecimento precoce são observados. Neste momento, mudanças na alimentação e prescrição de suplementos personalizados podem ajudar a minimizar esses efeitos indesejados.

 

No entanto, Filho explica que após os 30 anos, perdemos naturalmente 1% de colágeno ao ano. “Existem também outros fatores que aumentam essa porcentagem, como exposição excessiva ao sol e a não utilização de protetores solares, falta de hidratação da pele com o uso de cremes e ingestão de água, tabagismo e doenças crônicas”. 

 

Segundo o professor e preparador físico Márcio Atalla, uma forma de melhorar o problema é conciliar a dieta com uma rotina de aplicação de cremes antienvelhecimento com composição antioxidante, como vitamina C, E e resveratrol, que aumentam a firmeza e conferem luminosidade à pele. Além disso, Atalla destaca que os preenchedores de ácido hialurônico podem ser usados para repor o volume perdido em áreas estratégicas do rosto, proporcionando um aspecto mais jovem e suavizando rugas e linhas de expressão. Os bioestimuladores de colágeno também são valiosos para reverter a flacidez, estimulando a produção natural de colágeno da pele.

 

Filho destaca que em alguns casos, procedimentos cirúrgicos são indicados. “A ritidoplastia, que visa esticar a pele e os músculos faciais, proporciona uma aparência mais firme. A blefaroplastia pode ser realizada para tratar a flacidez nas pálpebras e reduzir bolsas sob os olhos. Além disso, os fios de PDO (polidioxanona) oferecem um efeito lifting imediato, melhorando a flacidez”, explica. 

 

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!