Dançar: entenda como a dança pode melhorar a vida em diferentes aspectos

A dança tem o poder de mudar a vida das pessoas em várias áreas, não só na saúde física, mas também mental, emocional e até social

30 de maio de 2023 - às 19h32 (atualizado em 24/8/2023, às 13h37)

grupo de hip hop dança no meio da rua
Crédito:

Envato

Escrito por

Margarida Chiarastelli

Redatora

Estamos vivendo o tempo do TikTok e essa plataforma mudou, ou está mudando, bastante a forma como as pessoas se relacionam com alguns estilos musicais e danças. É uma rede social em que as pessoas compartilham vídeos curtos e criativos e lá, a dança ganhou muito espaço. As coreografias e os desafios de dança se espalham rapidamente e todo mundo pode aprender ou criar os seus próprios movimentos. O TikTok, de forma bem inovadora, tem tornado a dança algo super popular e acessível para todos, não importa sua idade ou habilidade. A plataforma conecta pessoas através da paixão pela dança e inspira muita gente a se expressar dessa forma.

Mas a dança, além de ser divertida e envolvente, traz uma série de benefícios incríveis para o corpo, mente e emoções. Ela é capaz de transformar vidas, sendo uma verdadeira aliada para a sua saúde e bem-estar, melhorando a forma física, aumentando a autoconfiança, fortalecendo as conexões sociais e desbloqueando a criatividade do indivíduo. Dançar é uma atividade física completa e prazerosa. Ela tem o poder de proporcionar a sensação de felicidade que a pessoa sente ao se movimentar e muito mais.

Prova disso é uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), divulgada em 2019, que mostra que a dança favorece a regeneração das células cerebrais e que além disso, a socialização consequente de sua prática, também ajuda a combater e prevenir o transtorno depressivo.

 

Alguns estilos de dança e o que eles proporcionam

Estilos como a dança aeróbica combinam movimentos animados com exercícios que fortalecem o coração, aumentam a resistência e queimam calorias. Já as danças de salão, como salsa, tango e samba, trabalham a coordenação e o equilíbrio, além de fortalecer os músculos das pernas. É uma ótima forma de se manter ativo e saudável.

Mas a dança vai além da parte física, ela também é uma ferramenta poderosa para o seu bem-estar emocional. A dança contemporânea permite expressar suas emoções por meio de movimentos suaves e gestos cheios de significado. A capacidade dessa dança em explorar sentimentos profundos pode surpreender. Outra boa opção é a dança do ventre, que além de ser linda de se ver, promove um contato especial com o próprio corpo, estimula a conexão com a feminilidade e traz equilíbrio emocional e autoconfiança.

O hip-hop pode ajudar a pessoa a se sentir mais confiante e a superar desafios, valorizando a sua individualidade e estimulando a mostrar o seu estilo pessoal. É uma dança cheia de improvisação e confiança, perfeita para desenvolver a autoestima. Além do hip-hop, danças urbanas como o breakdance, podem ajudar o indivíduo a superar limites físicos e construir a autoconfiança ao dominar movimentos desafiadores.

A dança também é uma oportunidade única para fazer novas amizades e se conectar com outras pessoas. Danças de grupo, como a quadrilha, danças folclóricas e danças em linhas, são perfeitas para interagir e colaborar com outros dançarinos. É possível fortalecer amizades e criar laços, enquanto se diverte e se exercita.

Ainda há a expressão artística. O balé clássico é uma dança cheia de graça e beleza, que expressa emoções por meio dos movimentos, contando histórias e interpretando personagens com segurança e precisão. Já a dança contemporânea é uma ótima oportunidade para soltar a criatividade e experimentar novas formas de expressar-se artisticamente.

O jazz, além de ser um estilo de dança emocionante e contagiante, traz uma série de benefícios para a sua mente e bem-estar. A música envolvente é capaz de levar a mente da pessoa para longe, fazendo com que ela se esqueça do estresse e da ansiedade. O estilo também estimula a sua criatividade, pois pode-se inventar passos e movimentos únicos. Também é preciso se concentrar e coordenar seus movimentos ao ritmo da música, o que faz com que a concentração e o controle corporal melhorem.

Essas são apenas algumas das muitas opções de estilos de dança que podem transformar vidas. Cada um oferece benefícios únicos, mas todos têm algo em comum: a capacidade de fazer o indivíduo se sentir vivo, pleno e feliz. Ao dançar, a pessoa se conecta com ela mesma, com os outros e com o mundo ao seu redor.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move! é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!